Veja ou baixe o relatório completo em PDF:
PDF em Português | PDF in English
Carta do Diretor de Conservação
Estamos chegando à metade de uma década decisiva para o planeta. Os recordes de temperatura e mudanças nos padrões das chuvas marcaram 2023 e deixaram ainda mais evidentes os impactos negativos das mudanças climáticas em nossas vidas, afetando o equilíbrio ecológico, o dia a dia e a saúde da população, além das atividades produtivas no campo e a economia do país.
Na TNC, sabemos que enfrentar este desafio e trazer uma mudança significativa para o planeta e para todos nós requer um esforço coletivo. E foi por meio de colaborações inovadoras e em escala que, em 2023, conquistamos resultados expressivos para pavimentar um caminho em que a natureza e as pessoas prosperem juntas, porque só temos um planeta e um futuro possível.
No último ano, a TNC Brasil completou 35 anos e ao longo desse tempo entendemos o nosso lugar, sendo uma ponte entre governos, empresas e sociedade que já compreenderam a urgência de trabalharem juntos e juntas pra combater as crises de clima e de perda de biodiversidade.
Precisamos agir agora para encontrar e impulsionar soluções que possibilitem transformar as cadeias produtivas, fomentar políticas públicas e desenvolver mecanismos financeiros inovadores para a conservação da natureza e para a restauração de áreas que já foram degradadas. Sempre com base na ciência aliada ao conhecimento tradicional de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.
No último ano pudemos celebrar o avanço de políticas públicas importantes para a conservação da Amazônia, alinhadas com a estratégia da TNC. Uma delas, anunciada durante a COP 28, em Dubai, foi o Programa Estadual de Integridade e Desenvolvimento da Cadeia Pecuária do governo do Pará, que foi a primeira política para rastreabilidade obrigatória de pecuária bovina com base em requisitos ambientais. Um avanço importante para combater o desmatamento, além de promover a resiliência dos ecossistemas e áreas produtivas, a segurança hídrica e o bem-estar das populações.
No Cerrado, desenvolvemos um amplo diagnóstico da bacia do Rio Araguaia, um tributário da bacia do rio Amazonas e um dos últimos rios de fluxo livre do país, que permitem compreender de forma mais ampla o cenário da região de forma a apoiar a tomada de decisão na construção de um futuro compartilhado entre todos.
Também trabalhamos em um estudo científico que mapeou o potencial dos estoques de carbono no Cerrado, reforçando a importância da restauração de áreas degradadas e conservação da vegetação nativa.
Tema que abrange também a Mata Atlântica, bioma em que estamos trabalhando junto a diversos setores para aumentar a escala da restauração florestal, seja fomentando a criação de políticas públicas para Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) ou consolidando um mercado de carbono de alta qualidade como incentivos e valorização de proprietários rurais que conservam e restauram a floresta.
Todas essas conquistas, importantes tanto para a adaptação como para a resiliência às mudanças climáticas, só foram possíveis por causa da nossa rede de parceiros e apoiadores. Obrigado por ser parte dessa comunidade. Seu apoio foi e continuará sendo essencial para construirmos hoje o futuro que queremos amanhã.
Rodrigo Spuri
Diretor de Conservação da TNC Brasil
Já estamos sentindo os efeitos das mudanças climáticas e da perda da biodiversidade, afetando a saúde e o cotidiano das pessoas, os ecossistemas naturais e a economia. Com as discussões sobre a conservação da natureza ganhando um destaque especial em um ano marcado por recordes de temperaturas e um aumento na frequência de eventos climáticos extremos, como cheias e alagamentos. A natureza é nossa aliada para enfrentar as crises climáticas e de biodiversidade e transformar a relação das pessoas, mercados e governos com a natureza é uma responsabilidade coletiva, que precisa ser prioridade para todos os elos da sociedade.
Em 2023 a The Nature Conservancy (TNC) completou 35 anos de trabalho no Brasil, período em que foi possível construir uma sólida rede de parceiros locais, colaborando com governos, empresas e comunidades para conquistar importantes avanços para a conservação da natureza nos biomas onde atuamos, com objetivos bem definidos para alcançarmos um futuro no qual a natureza e as pessoas prosperem juntas.
Nossos objetivos para 2030
Em 2021 a TNC lançou globalmente metas ambiciosas para 2030, para fazer frente aos desafios de clima e biodiversidade que enfrentamos. Estas metas nos ajudam a priorizar ações e a medir como estamos cumprindo a nossa missão, ao fornecer métricas claras para o nosso progresso. A TNC Brasil contribui para estas metas globais com:
-
Evitar ou sequestrar 369 milhões de toneladas de CO2 por ano
Usando o poder da natureza e a força das políticas públicas e do mercado para aumentar o armazenamento de carbono, apoiar a energia renovável e reduzir emissões.
-
Conservar, evitar impactos e aprimorar gestão em 71 milhões de hectares
Por meio de parcerias com comunidades para restaurar e melhorar a gestão territorrial, reconhecendo também os Povos Indígenas como guardiães da terra e conservando ecossistemas prioritários para armazeamento de carbono e para a biodiversidade.
-
178 mil Km de rios com gestão aprimorada
Promovendo soluções inovadoras e apoiando políticas que aumentem a qualidade e disponibilidade da água no ecossitema e para o uso das comunidades.
-
Apoiar 2.1 milhões de pessoas para acesso a espaços de tomada de decisão
Parcerias com Povos Indígenas e comunidades tradicionais para aprender com o conhecimento tradicional e apoiar suas lideranças ambientais, fortalecendo a garantia de direitos e ampliando oportunidades econômicas.
Nossos resultados de 2023
Nossos resultados de conservação estão focados na Amazônia, no Cerrado e na Mata Atlântica, mas, sabendo que a natureza não é contida nos limites de uma fronteira, nossa atuação busca influenciar a agenda de conservação do Brasil como um todo.
Amazônia
O que acontece na Amazônia afeta todo o mundo. O carbono armazenado na maior floresta tropical do planeta ajuda a garantir a estabilidade do clima ao redor do planeta; seus rios concentram 1/5 de toda a água do planeta e sua rica biodiversidade é única , abrigando uma em cada dez espécies. A região também é o lar de milhões de pessoas, incluindo 350 povos indígenas que têm protegido seus territórios por séculos. Embora os dados de desmatamento no bioma estejam reduzindo, com o aumento da temperatura global, as florestas tropicais, assim como outros ecossistemas, correm ainda mais risco de colapsarem e contribuírem para o próprio aquecimento global, retroalimentando os tipping points (ou pontos de inflexão). Para combater essas ameaças e proteger a biodiversidade, a TNC tem trabalhado na região com foco no Pará, estado com 95 milhões de hectares de cobertura florestal, mas com desafios de conservação ligados, principalmente, à agropecuária de baixa produtividade e à apropriação ilegal de terras públicas. Por isso colaboramos com governos, empresas, povos indígenas, produtores rurais e muitos outros parceiros para fortalecer modelos mais sustentáveis de produção, impulsionar a restauração de áreas degradadas e proteção das unidades de conservação e estimular a inovação em finanças sustentáveis, governança e políticas públicas para conservação.
Veja como nosso trabalho na Amazônia está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU
Conheça os destaques da TNC Brasil na Amazônia
Clique ao lado e veja os principais resultados do trabalho da TNC na Amazônia.
Fortalecendo a sociobioeconomia
Para seguir avançando no desenvolvimento econômico que mantenha a floresta em pé e recupere áreas degradadas, o Projeto Inovatec Sociobiodiversidade apoiou 6 projetos e garantiu bolsas para 30 jovens universitários de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas em projetos de pesquisa e desenvolvimento, visando agregar valor a produtos tradicionais e contribuir para a implementação de novas tecnologias em comunidades da bacia do Tapajós. Já com o projeto Inova Sociobio, cerca de 30 comunidades foram contempladas com a implantação de seis pontos de inovação em bioeconomia no Pará.
Políticas Públicas para conservação no Pará
O Programa de Integridade e Desenvolvimento da Pecuária do Pará foi anunciado na COP28 e a TNC foi uma das organizações que têm apoiado o governo estadual para desenvolver essa que é a primeira política de rastreabilidade obrigatória de bovinos com foco em requisitos ambientais do país. Em um trabalho complementar, a TNC tem apoiado o Pará no desenvolvimento do programa de Pagamento por Serviços Ambientais do estado, que irá remunerar agricultores familiares e comunidades locais por ações de regeneração, recuperação, manutenção e conservação ambiental.
Conservação de base comunitária
O projeto Águas dos Tapajós expandiu sua atuação de 10 para mais de 200 comunidades nas regiões do Baixo e Médio Tapajós e do Baixo Amazonas. A união entre o conhecimento tradicional das comunidades ribeirinhas e o conhecimento científico pode contribuir para a conservação de 1.000 km de rios e 4.000 km de igarapés, gerando impactos positivos para os recursos pesqueiros e a qualidade de vida. A TNC também apoiou as comunidades ribeirinhas da região do Lago Grande, entre os municípios de Santarém, Óbidos e Juruti, no Pará, em um novo acordo de pesca, fruto do envolvimento de diferentes atores.
Inovação tecnológica para eliminar o desmatamento
A TNC se uniu ao Google e outros parceiros no projeto Digitais da Floresta para buscar ferramentas inovadoras para combater a exploração ilegal de madeira na Amazônia, como os isótopos estáveis, um tipo de “impressão digital” das árvores que permite verificar sua origem. Já o Módulo de Inteligência Territorial (MIT) é uma plataforma digital da SEMAS-PA, desenvolvida com suporte técnico da TNC, que integra informações ambientais, fundiárias e produtivas para aprimorar os processos de gestão territorial e de cadeias de valor importantes para a economia paraense, com foco inicial na pecuária.
Outros mecanismos eficazes de conservação
O desafio de cumprir o novo Marco Global de Kunming-Montreal de Biodiversidade, adotado durante a COP15, em 2022, tem mobilizado países a debater caminhos inovadores para a conservação da natureza. Nesse contexto, os “OMECs”, ou “outros mecanismos espaciais eficazes de conservação”, podem ser grandes aliados. Esse foi o tema do novo estudo liderado pela TNC, que traz um panorama atual sobre esses mecanismos e as possibilidades de sua implementação no Brasil, em especial nos estados do Pará e Amazonas.
Cerrado
O Cerrado é um bioma essencial para o equilíbrio ecológico do Brasil, sendo uma das áreas mais importantes para produção agrícola e de água. Ocupando ¼ do território brasileiro, a região abriga a mais biodiversa savana do mundo, mas também práticas de uso do solo que ameaçam sua biodiversidade. Quase metade do Cerrado (84 milhões de hectares) foi convertido para uso na agricultura e pecuária, e alguns de seus rios tiveram seus cursos alterados pela construção de barragens, afetando as rotinas das comunidades tradicionais, interrompendo a migração da fauna aquática e causando a interrupção de vários outros processos ecológicos.
Atuando na região há mais de 30 anos, desde 2016 a TNC tem desenvolvido ações específicas na bacia do rio Araguaia, uma área que já teve 80% de seu território alterado. Temos focado esforços na restauração de áreas degradadas, implementação de práticas de agricultura e pecuária regenerativa e direcionamento de sua expansão para áreas já desmatadas, aumentando sua produtividade. Apoiamos também a liderança e as atividades econômicas dos povos indígenas da região, conectando esforços locais com iniciativas estaduais, federais e globais para redução do desmatamento e conservação da natureza.
Veja como nosso trabalho no Cerrado está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU
Conheça os destaques da TNC Brasil no Cerrado
Clique ao lado e veja os principais resultados do trabalho da TNC no Cerrado.
Remoções de carbono e restauração em Mato Grosso
A TNC liderou um estudo para avaliar estimativas de remoção de carbono de florestas secundárias no estado de Mato Grosso. A análise, feita com base nos requisitos ART/TREES de REDD+, ajuda a compreender o potencial de geração de créditos por remoção de carbono em florestas do estado levando em consideração a idade da vegetação. O estudo gerou dados detalhados que podem ajudar na consolidação de projetos de carbono e restauração florestal na região, além de sistematizar informações importantes para tomada de decisão e políticas públicas voltadas para as soluções climáticas naturais.
Gestão de recursos hídricos
Foi realizado um amplo diagnóstico da bacia hidrográfica do rio Araguaia, incluindo diversos indicadores ambientais, ecológicos, econômicos, sociais, de uso do solo, dentre outros, resultando em um atlas da bacia. O Blueprint Araguaia integra dados físicos e socioeconômicos sobre a bacia, dados que vão ajudar a gerar um entendimento compartilhado sobre possíveis cenários de desenvolvimento para a bacia, criando oportunidades de avaliar impactos indiretos, cumulativos e sinérgicos dos grandes projetos de infraestrutura que estão se estabelecendo e o uso dos recursos naturais na região.
Apoio aos indígenas Xavante
Em parceria com o Fundo Podáali e o programa REM-MT, a TNC lançou em 2023 uma iniciativa inédita entre os indígenas Xavante para uma premiação que será gerida pelos representantes indígenas nomeados pelo próprio povo. Serão premiadas 16 iniciativas em gestão territorial, economia sustentável e soberania alimentar. A TNC também apoiou o ciclo de Capacitação de Agentes Ambientais A´Uwe Uptabi, que formou 26 agentes ambientais com foco em agrobiodiversidade para viabilizar o monitoramento participativo das atividades do Programa REM na região
Fortalecimento do PCI da Barra do Garça
Por meio do programa Produzir, Conservar e Incluir (PCI) de Barra do Garças, parte do PCI de Mato Grosso, a TNC atua em acordos de cooperação com o estado para conservação e restauração florestal e controle do desmatamento impulsionando uma economia de baixo carbono. Entre as agendas recentes, temos apoiado a estruturação do comitê gestor do PCI Barra do Garças que tem desenvolvido um trabalho integrando os diversos setores da sociedade para fomentar ações inclusivas para conciliar a produção e conservação na região.
Regularização ambiental de propriedades rurais
Ao longo de 2023 a TNC apoiou o desenvolvimento e a implementação do plano estadual de recondução à comercialização legal e regularização ambiental de propriedades rurais bloqueadas de Mato Grosso. A parceria fortalece o Programa de Reinserção e Monitoramento (PREM), que inclui uma plataforma virtual de geomonitoramento para acompanhar a regeneração de áreas desmatadas irregularmente e bloqueadas para atividades comerciais por descumprir protocolos de mercado vigentes, e ações para a reinserção de produtores rurais ao mercado legal de carne bovina.
Mata Atlântica
Devido ao histórico de degradação causada pela ocupação humana, a Mata Atlântica já perdeu mais de 90% da sua vegetação nativa. A região, que se estende por 17 estados brasileiros, também concentra a maior parte da população brasileira e cerca de 70% do PIB do país.
Tendo em vista a importância hídrica do bioma, a TNC trabalha com foco na região da Mantiqueira, em ações visando a manutenção ou recuperação de áreas de mananciais por meio da restauração florestal, que colaboram para o abastecimento de água e outros serviços ambientais essenciais para a população e a economia. Só na Mantiqueira o potencial de restauração florestal é de cerca de 1,5 milhão de hectares, divididos entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O objetivo das iniciativas é fortalecer as políticas públicas ambientais nos municípios, garantir capacidade técnica para a restauração e apoiar a articulação da governança local. Os esforços também se concentram em buscar novos mecanismos financeiros que possam ajudar a viabilizar a restauração florestal e a conservação de mananciais em escala.
Veja como nosso trabalho na Mata Atlântica está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU
Conheça os destaques da TNC na Mata Atlântica
Clique ao lado e veja os principais resultados do trabalho da TNC na Mata Atlântica.
Tecnologia, monitoramento e capacitação
Ao longo de 2023 mais de 450 pessoas, entre técnicos, representantes de governo e da academia e proprietários rurais, participaram de 14 capacitações para impulsionar a restauração florestal, incluindo dias de campo, treinamentos online e presenciais. A gestão territorial, via Portal da Mantiqueira, já alcançou 100 mil hectares mapeados em um banco de dados de restauração, que apoia o monitoramento de atividades e a tomada de decisão sobre restauração florestal na região.
Impulsionando a restauração florestal
O ano de 2023 finalizou com mais de seis municípios da Serra da Mantiqueira com programas de PSA criados e outros dez com programas de restauração em fase de elaboração legislativa, o que significa mais terras protegidas no horizonte. Com o apoio do grupo do Plano Conservador da Mantiqueira, seis municípios da região de Terras Altas (MG) também assinaram um protocolo de formalização para criar um consórcio ambiental para estimular o trabalho em rede, fortalecendo as políticas públicas ambientais para garantir a proteção dos recursos naturais.
Aumento de escala e geração de renda
Trabalhamos em parceria com a Iniciativa Caminhos da Semente incentivando a coleta de sementes para a realizar a restauração com semeadura direta na Zona da Mata mineira, apoiando a aquisição de cinco toneladas de sementes de produtores do Vale do Paraíba e Ribeira, em São Paulo. Os benefícios vão além da agenda de conservação e geram diversificação de renda para quem vive da produção rural, fomentando um impacto socioeconômico positivo às famílias e técnicos da região
Mecanismos para financiar a restauração
O mercado de carbono é mais uma opção para impulsionar a restauração, por meio da regeneração natural e a conservação na região, além de ser fundamental para ajudar a mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Dando continuidade ao projeto em parceria com o Mercado Livre, foi iniciado em 2023 o terceiro ciclo de Pagamento por Serviços Ambientas (PSA) aos proprietários rurais que aderiram ao projeto. Além disso, foi finalizada a implementação do cercamento de áreas de restauração em todas as 160 propriedades, visando o isolamento das áreas destinadas à regeneração natural em 2717 hectares.
Fortalecendo corredores ecológicos
Em parceria com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE), foi lançado um ambicioso programa para o reflorestamento e a conservação do corredor ecológico entre a serra do Tinguá e a serra da Bocaina (no Rio de Janeiro, na divisa com São Paulo), contribuindo com a manutenção da biodiversidade e dos recursos hídricos, e promovendo o desenvolvimento sustentável. Além da recomposição de 30 mil hectares e o fomento à segurança hídrica, o programa possibilitará a conservação de mais de 20 mil espécies nativas, sendo 6 mil delas exclusivas da Mata Atlântica.
O Reservatório Invisível
Com realização da The Nature Conservancy e lançado no Dia da Água de 2023, durante a Conferência de Água da Organização das Nações Unidas, o estudo “O Reservatório Invisível” analisou o impacto econômico e biológico das Soluções baseadas na Natureza (SbN), como a restauração, na disponibilidade de água e na adaptação climática. Analisando os últimos 30 anos do Sistema Cantareira chegou-se à conclusão de que o Sistema Cantareira teria mais água disponível, se as intervenções necessárias de infraestrutura verde tivessem sido realizadas.
Como Trabalhamos?
Os efeitos das crises de clima e biodiversidade exigem ações de conservação em ritmo e escala sem precedentes. Para alcançar os resultados com a urgência necessária precisamos criar e impulsionar soluções que promovam e acelerem a mudança de sistemas, transformando a forma como as sociedades produzem, consomem, contabilizam, investem e gerenciam os recursos naturais.
Para atingir estes objetivos, o papel da TNC, como uma organização baseada em ciência, é ajudar a desenvolver, implementar e disseminar as ações necessárias para garantir o equilíbrio entre a conservação da natureza e a prosperidade econômica e social. Por isso, colaboramos com representantes dos diversos setores, ajudando a alcançar as metas dos acordos internacionais de Paris (clima) e de Kunning-Montreal (biodiversidade), também alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.
Comunicação TNC
Em 2023, a TNC fortaleceu ainda mais a sua missão de engajar as pessoas na conservação das terras e águas das quais toda a vida depende, trabalhando ativamente a comunicação de forma integrada em seus diversos canais e aumentando a sua presença na imprensa por meio de seus estudos e especialistas em restauração, água, agricultura e pecuária regenerativa, povos indígenas e comunidades tradicionais, ciências, clima e biodiversidade.
Transparência
Os valores da TNC definem quem somos como organização e como nos comportamos como indivíduos. Eles nos inspiram a fazer o que é certo, sempre guiados pelo nosso Código de Conduta. Realizamos nosso trabalho com um compromisso profundo de responsabilidade, diversidade e respeito às pessoas e comunidades, buscando fazer uso de cada valor doado à TNC com atenção à eficácia e à eficiência, por meio de uma sólida estrutura de governança corporativa.
Nossas novidades direto no seu e-mail!
Assine nossa newsletter e receba notícias e artigos sobre o trabalho da TNC no Brasil.