AGRICULTURA NO CERRADO Imagem aérea de produção de soja no Cerrado do Mato Grosso. © Rui Rezende

Apoiadores

Syngenta - Projeto Reverte

Como o projeto Reverte está apoiando a conversão de pastagens degradadas em áreas produtivas no Cerrado.

O projeto Reverte, uma parceria entre a The Nature Conservançy (TNC) e a Syngenta, está integrado à diretriz global da TNC que busca, por meio da ciência, inovação e colaboração, fornecer alimentos e água de forma sustentável, endereçando alguns dos principais desafios globais.

O objetivo do projeto, lançado em 2019 e que está baseado nos princípios da Pecuária e Agricultura Regenerativa, é demonstrar a viabilidade econômica da recuperação de pastagens degradadas, em detrimento da abertura de novas áreas para cultivo, evitando o desmatamento. Adicionalmente, o projeto visa fomentar a recuperação de pastagens do Cerrado considerando os benefícios de conservação do solo e da água, de forma a melhorar a produtividade, aumentar o sequestro e reduzir as emissões de carbono, além de aumentar a resiliência dos sistemas produtivos a eventos climáticos extremos. Para isso, busca influenciar a transformação do agronegócio no Cerrado, gerando benefícios sociais, econômicos e ambientais hoje e no futuro.

Para garantir que a expansão agrícola sobre pastos degradados recuperados caminhe lado a lado ao aumento dos benefícios ambientais, TNC e Syngenta atuam em quatro frentes que visam ao uso eficiente do solo:

  • Sistemas agronômicos: detalhar e disseminar as necessidades agronômicas e protocolos de produção (como rotações, insumos, tecnologia, práticas de manejo e sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta, incluindo soja, milho e culturas associadas) para restaurar pastos degradados, permitindo aos agricultores e pecuaristas produzir alimentos, fibras e energia de forma sustentável em áreas degradadas.
  • Soluções financeiras: identificar os instrumentos financeiros e investimentos necessários para apoiar a expansão deste sistema por todo o Cerrado, trabalhando em parceria com instituições financeiras para disponibilizar créditos competitivos de longo prazo e com condições mais adequadas às necessidades dos produtores.
  • Engajamento dos setores público e privado:  pactuar ações políticas compartilhadas envolvendo parceiros públicos e da cadeia de valor no apoio à conversão de pastagens degradas em áreas produtivas, fomentando o desenvolvimento econômico, social e ambiental.
  • Modelos de negócios:  compartilhar o conhecimento adquirido em projetos bem-sucedidos e replicáveis que comprovem a viabilidade da expansão sustentável da agricultura sobre pastagens degradadas.

Ao integrar diferentes estratégias, o Reverte busca promover o aumento de produtividade no curto prazo para permitir aos produtores o retorno sobre o investimento tão logo seja possível. Os resultados positivos e duradouros visam mudar a forma de fazer negócios, superando o modelo de agricultura tradicional.

Inicialmente, o Reverte atua em três das principais regiões do Cerrado: Mato Grosso, Goiás e Maranhão, incentivando sistemas integrados de produção, que incluem commodities como soja, milho e carne. O projeto considera um conjunto de critérios ambientais e agronômicos, aos quais os participantes receberão apoio para a realização. Além disso, o projeto busca impulsionar a adoção de boas práticas agrícolas, de forma a manter a produtividade da terra no futuro e evitar mais degradações, aliada à conservação e restauração da vegetação nativa.

Além de ser uma potência econômica do agronegócio, o Cerrado cobre aproximadamente 25% do território brasileiro e representa o ecossistema de savana com a maior biodiversidade do mundo. É rico em água e um importante “sumidouro” natural de carbono, tornando sua conservação crítica para as comunidades locais e para todo o planeta.

O projeto está alinhado aos compromissos assumidos pelo o Brasil com o Acordo de Paris, que incluem a recuperação de pastagens degradadas e a ampliação da área com sistemas integrados de produção, que, juntos, somam 20 milhões de hectares, até 2030.