RESTAURAÇÃO EM LARGA ESCALA Equipe do projeto Conservador das Águas, da prefeitura de Extrema-MG, em atividade de restauração em plantio total, plantando em média mais de mil mudas por dia. © Felipe Fittipaldi

Notícias

Restauração como um remédio para o planeta

Na Década da Restauração, fortalecer a recuperação de florestas é uma oportunidade para combater as mudanças climáticas.

Com o intuito de promover diálogos sobre a importância das áreas de vegetação no Brasil e consequentemente suas funções ecossistêmicas, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) realizou entre os dias 7 e 9 de junho o Webinar ‘’Restauração e Biomas Brasileiros’’ como parte da celebração do início da Década de Restauração de Ecossistemas 2021 – 2030.

O evento com foco na Mata Atlântica contou com a participação do Diretor de Conservação da The Nature Conservancy (TNC) no Brasil, Rodrigo Spuri, e do Líder de Florestas e Restauração da TNC na América Latina, Rubens Benini, que ressaltou o impacto da restauração florestal entre as ações de mitigação das mudanças climáticas. “Se todos os países se comprometessem e honrassem os compromissos com o Acordo de Paris, o resultado das ações de restauração e recuperação de áreas degradadas seria o equivalente a retirada de 650 milhões de carros das ruas.”

Quote: Rubens Benini

“Se todos os países se comprometessem e honrassem os compromissos com o Acordo de Paris, o resultado das ações de restauração e recuperação de áreas degradadas seria o equivalente a retirada de 650 milhões de carros das ruas.”

Líder de florestas e restauração da TNC na América Latina

Rubens também destacou a importância de engajar a população e consolidar parcerias entre os setores públicos, privados e os produtores rurais para fortalecer a agenda de restauração nos biomas brasileiros. ‘’Para estabelecer um diálogo e conectar a população com a restauração devemos mostrar benefícios e motivar os produtores rurais. Eventos como o do PNUMA são importantes pois alcançam e conscientizam a importância sobre a restauração. Sem conservação não há produção”, afirmou Rubens.

Para aumentar a escala da restauração florestal é preciso trabalhar em parceria com organizações e governos locais, mostrando os benefícios para a população e produtores.
TRABALHANDO EM PARCERIA Para aumentar a escala da restauração florestal é preciso trabalhar em parceria com organizações e governos locais, mostrando os benefícios para a população e produtores. © Devan King/The Nature Conservancy

Década da Restauração

A década marca a oportunidade única para mobilizar esforços em prol da restauração e conservação dos ecossistemas, contribuindo significativamente para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) — como acabar com a pobreza, conservar a biodiversidade, combater as mudanças climáticas e melhorar os meios de subsistência.

A estratégia da década inclui o monitoramento dos ambientes restaurados e o fomento a meios de financiamento em larga escala. Outro objetivo é apoiar o desenvolvimento de capacidade técnica para catalisar e implementar com sucesso iniciativas de restauração no Brasil. Para contribuir com estas metas, a TNC Brasil firmou parceria com o PNUMA com o objetivo de dar escala à restauração de nossos ecossistemas, além de promover sua campanha Restaura Brasil que tem como objetivo fazer crescer 1 bilhão de novas árvores no país até 2030.

‘’Não temos tempo a perder. Precisamos reverter a curva de degradação dos ecossistemas, dos quais a vida depende, e acelerar a sua restauração. Somente desta forma, juntos e em colaboração, vamos transformar a relação do homem com a natureza”, ressaltou Rodrigo Spuri ao longo do evento.