CORES DA NATUREZA Veado campeiro (Ozotoceros bezoarticus) em campo no Cerrado de Goiás. © Andre Dib

Artigos e Estudos

2020-2030 - A Década da Ação Climática

Como as Soluções Baseadas na Natureza podem ajudar a preservar o delicado equilíbrio ecológico essencial para o futuro do nosso planeta.

Por Ian Thompson - Diretor Executivo TNC Brasil

A América Latina abriga 50 por cento da biodiversidade do planeta, tornando a região vital para lidar com a emergência climática mundial ao entrarmos na próxima década. Esses próximos anos serão cruciais para a ação, se quisermos evitar um ponto de inflexão que pode ter consequências trágicas para toda a vida na Terra.

Uma das questões frequentemente discutidas quando se fala em mudanças climáticas é a ideia equivocada de que a conservação do meio ambiente não pode coexistir com o desenvolvimento econômico. Nada poderia estar mais longe da verdade, e a The Nature Conservancy (TNC) tem os dados científicos e exemplos práticos para comprovar.

Projetos bem-sucedidos no México, América Central, Argentina, Colômbia e Brasil, liderados pela TNC com a participação de milhares de produtores, são modelos reais de práticas agrícolas regenerativas que demonstram que a produção de alimentos realmente prospera quando administrada lado a lado com a preservação do delicado equilíbrio ecológico que é essencial para o futuro do nosso planeta. Soluções baseadas na natureza são o investimento com melhor custo-benefício para reduzir os efeitos das mudanças climáticas e trazer benefícios para a biodiversidade e o crescimento sustentável. 

Mariposa absorvendo sais minerais de um jacaré no Pantanal, Mato Grosso, Brasil.
ENCONTROS DA BIODIVERSIDADE Mariposa absorvendo sais minerais de um jacaré no Pantanal, Mato Grosso, Brasil. © Gabriel Belloc /TNC Photo Contest 2019

A Mata Atlântica

Um exemplo de como é possível conciliar desenvolvimento e conservação é o Projeto de Conservação da Serra da Mantiqueira, na Mata Atlântica. Outrora uma imponente paisagem de 123 milhões de hectares, séculos de agricultura, urbanização e pecuária cobraram seu preço nesta magnífica floresta. Hoje, restam apenas cerca de sete por cento, grande parte em pequenos fragmentos degradados. A Mata Atlântica é o habitat de 1.000 tipos de pássaros, mais de 750 espécies de répteis e anfíbios e 23.000 variedades de plantas, mas também é uma das florestas mais ameaçadas do mundo.

A Serra da Mantiqueira tem aproximadamente o tamanho de Portugal e se estende por mais de 300 municípios nos três estados que concentram os maiores poderes econômicos do Brasil: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, responsáveis por quase metade do PIB do país. A região da Serra da Mantiqueira possui cinco bacias hidrográficas principais que abastecem cerca de 20 milhões de pessoas, e sua importância não pode ser subestimada. A perda de florestas não é apenas uma questão ambiental - ela também causa impactos sociais, econômicos e políticos. 

Quote

Esses próximos anos serão cruciais para a ação, se quisermos evitar um ponto de inflexão que pode ter consequências trágicas para toda a vida na Terra.

O potencial das Soluções Baseadas na Natureza

O Programa Conservador da Mantiqueira o resultado de ações realizadas por instituições locais que atuam em parcerias com diversos stakeholders para proteger as bacias hidrográficas que abastecem a região metropolitana de São Paulo desde 2005.

Uma dessas iniciativas é o projeto de conservação de água no município de Extrema-MG, que construiu um modelo usando fontes de financiamento público para promover a restauração por meio de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). O mecanismo de compensação de PSA torna a restauração de florestas nativas mais atraente financeiramente para proprietários de terras engajados em pecuária de baixa produtividade que atualmente domina a paisagem. Com a promulgação das leis, Extrema criou um fluxo que garante que a conservação de seus mananciais seja contínua, independente de quem administra a cidade.

A Serra da Mantiqueira tem milhões de hectares subutilizados que podem ser restaurados, o início de estruturas de mercado e políticas favoráveis, fácil acesso aos maiores mercados da América Latina e projetos-piloto com potencial para fortalecimento. Junto com parcerias multissetoriais, esses fatores tornam a região o lugar ideal para levar projetos a uma escala que pode fazer a diferença. 

Um tubarão branco caçando nas águas da Ilha de Guadalupe, no México.
CADEIA ALIMENTAR EM HARMONIA Um tubarão branco caçando nas águas da Ilha de Guadalupe, no México. © Roberto Moccini Formiga/Concurso de Fotos 2018

A TNC tem parceria com diversas organizações da região da Mantiqueira, entre elas a iniciativa Regenera América, do Mercado Livre. O esforço conjunto visa restaurar 2.700 hectares de florestas nativas (seis milhões de árvores) por meio da regeneração natural para ajudar a proteger as bacias que abastecem duas das maiores cidades do Brasil. Cerca de 500 famílias / produtores serão beneficiados por meio do PSA, e o sequestro de carbono será de 640.000 toneladas ao longo de 25 anos.

A TNC propõe um conjunto de ações de múltiplos stakeholders para mudar o paradigma de conservação ambiental. Primeiro, os governos nacionais precisam incluir a agricultura regenerativa em seus orçamentos e adotar políticas que incentivem essa mudança. Isso exigirá o alinhamento de subsídios e incentivos para acelerar as mudanças do mercado em direção à restauração e regeneração dos solos. Os líderes do setor precisarão apoiar essas mudanças de política e transformar a dinâmica do mercado para que o desmatamento zero e as práticas regenerativas se tornem a norma para as cadeias de valor. 

EXUBERANTES VEGETAÇÕES
EXUBERANTES VEGETAÇÕES A paisagem magica da matinha nebular, um ecossistema cada vez mais raro na regiao serrana. Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina. © Zé Paiva
CORES DA NATUREZA
CORES DA NATUREZA Tucano em cima da árvore em Bonito-MS. © Andre Dib

A colaboração intersetorial para compartilhar ciência, inovação, melhores práticas, gestão do conhecimento e capacitação para acelerar a implementação também é essencial. Precisamos evitar a dinâmica competitiva e isolada do setor de sustentabilidade e colaborar para mudar genuinamente sistemas inteiros em nível nacional e paisagístico.

Finalmente, precisamos cobrir o déficit financeiro para construir uma recuperação sustentável pós-COVID. Isso exigirá inovação financeira e canalização de recursos para a expansão de projetos de agricultura regenerativa local bem-sucedidos que se beneficiam do conhecimento e da cultura local, especialmente a experiência das comunidades indígenas.

A TNC acredita que essa mudança é crucial para a segurança de longo prazo de nossa produção de alimentos e para lidar com as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade. Os esforços baseados na colaboração eficiente e na canalização de recursos que aceleram os projetos locais serão vitais.