Notícias

Emerald Edge

Combatendo às mudanças climáticas e protegendo a biodiversidade junto com as comunidades na costa oeste dos Estados Unidos e Canadá.

Vista aérea da região de Clayoquot Sound, no Canadá.
Clayoquot Sound We are conserving more than 250,000 acres of old-growth forest in partnership with local Indigenous communities – doubling the area’s current protection. © Bryan Evans

Há séculos, Povos Indígenas e comunidades tradicionais do mundo inteiro são guiados por profundas conexões com seus territórios, cultura e conhecimento tradicional para proteger suas terras e águas — e a natureza como um todo. Coletivamente, essas comunidades gerenciam ao menos 25% do território global, 17% do carbono florestal, além de vastos repositórios de água doce e habitats marinhos. As iniciativas de administração e gerenciamento de território por parte de povos indígenas e comunidades tradicionais geralmente alcançam melhores resultados de conservação e promovem maior sustentabilidade em biodiversidade do que áreas protegidas por entidades governamentais.

No entanto, historicamente essas comunidades foram excluídas dos espaços de tomada de decisões sobre o uso da terra, reduzindo sua autoridade sobre suas terras e águas. Essa exclusão colaborou para em cenário de práticas de conservação que nem sempre levaram em conta o bem-estar das comunidades envolvidas. Como consequência, até hoje, persistem atividades comerciais em larga escala que colaboram para a degradação da natureza e que colocam em risco as comunidades locais, as florestas e o clima.

UMA CULTURA DE CONSERVAÇÃO Faça uma imersão pela maior floresta temperada costeira remanescente no planeta para conhecer lideranças indígenas junto com a equipe da TNC.

Com tudo isso em mente, a The Nature Conservancy (TNC) reconheceu que era necessário traçar um novo caminho e, assim, vem trabalhando ao longo das duas últimas décadas em prol de estabelecer relacionamentos com povos indígenas e comunidades locais ao redor de todo o mundo para entender e apoiar as suas prioridades. Uma das iniciativas é focada na região conhecida como Emerald Edge, na América do Norte, a maior área de floresta temperada costeira preservada do mundo.

 

Emerald Edge é uma região com cerca de 40 milhões de hectares de florestas, rios e ilhas ao longo da costa oeste do Canadá e Estados Unidos, sendo o lar de mais de 50 Povos Indígenas e comunidades tradicionais, e também de uma rica biodiversidade que inclui espécies de peixes, ursos, lobos e até baleias. Suas florestas intocadas tem uma imensa capacidade de armazenamento de carbono, que tem um papel fundamental na regulação do clima global.