Intensificando a produção. Peões manejando o gado na Fazenda Santa Célia, em Nova Xavantina-MT. © Erik Lopes/TNC

Apoiadores

Projeto Campos do Araguaia

Produtores rurais unidos pela intensificação sustentável da pecuária no Vale do Araguaia.

Entre 2016 e 2019 a The Nature Conservancy (TNC), junto com Liga do Araguaia, Grupo Roncador, e com apoio do IDH, realizaram o projeto Campos do Araguaia, com o objetivo de fortalecer uma agenda de intensificação sustentável da produção pecuária no Vale do Araguaia, no estado do Mato Grosso.

Ao longo dos 4 anos foi criada uma parceria com 36 produtores rurais, somando 44 mil hectares de áreas participantes do projeto. Nessas propriedades, o Campos do Araguaia apoiou iniciativas de adequação ambiental e agrícola dos imóveis rurais na região do Vale do Araguaia, implantando unidades demonstrativas, oferecendo apoio técnico para intensificação sustentável da produção e gestão financeira dos negócios, além da elaboração de diagnósticos ambientais e orientação para restauração de passivos ambientais, quando necessário.

Campos do Araguaia Impulsionando a pecuária sustentável no Vale do Araguaia em parceria com os produtores rurais.

A intensificação sustentável da pecuária envolve um conjunto de ações para que produtores rurais possam produzir uma maior quantidade de gado na mesma área de pasto, evitando o avanço do desmatamento. O trabalho inclui boas práticas agropecuárias, bem-estar animal, melhoramento das condições do solo e pastagem e restauração de áreas degradadas, ações integradas que, somadas, podem aumentar a produtividade com mais unidades animais por hectare.

Fortalecendo a intensificação sustentável da pecuária na região, o Campos do Araguaia contribuiu para construir um movimento coletivo de produção sem desmatamento e no estado do Mato Grosso. O projeto foi um passo importante para solidificar a participação do Vale do Araguaia em uma rede de parceiros de diversos setores que participam da agenda estadual do Programa Produzir, Conservar e Incluir (PCI).