Onde Trabalhamos

Mata Atlântica

A região brasileira que mais sofreu com a devastação desde os tempos coloniais e abriga a maior parte da população brasileira merece e precisa ser recuperada em larga escala

The bases of large, old growth trees on the lush green forest floor.
Riparian old-growth forest Landscape of a riparian old growth forest near Thorne Bay, Alaska. © Chris Crisman

Do Rio Grande do Sul ao Piauí, a Mata Atlântica se estende por 17 estados brasileiros e abarca cerca de 15% do território nacional, concentrando mais de 70% da população e 80% do PIB brasileiro. Sete das dez cidades mais populosas do país estão no bioma, que sofre as pressões decorrentes da expansão imobiliária, da ocupação desordenada de áreas de risco e de atividades agrícolas e industriais. 

A Mata Atlântica

Não é exagero dizer que a história do Brasil confunde-se com a história da devastação da Mata Atlântica. Desde o primeiro pau-brasil extraído no período colonial, o bioma cedeu lugar a culturas agrícolas que demarcaram importantes ciclos econômicos do nosso desenvolvimento, tal como o café e a cana-de-açúcar, mas que também colaboraram para que o bioma perdesse quase 90% de sua vegetação nativa. Mais do que conservar os 12% de remanescentes da Mata Atlântica, o desafio dos dias de hoje é promover a restauração em larga escala e garantir os serviços ambientais prestados pela floresta, o que inclui a produção de água que abastece os grandes centros consumidores.

 

Ajude a conservar a Mata Atlântica

Com o seu apoio, podemos continuar o trabalho para proteger a região com uma das maiores biodiversidades do planeta. Você pode doar para impulsionar o trabalho da TNC ou se inscrever para receber atualizações sobre nosso trabalho na região.

TNC Brasil na Mata Atlântica Conheça o trabalho da TNC para conservação da Mata Atlântica.

Como trabalhamos na região?

A TNC Brasil faz parte do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, movimento nacional que reúne uma rede de organizações para reflorestar 15 milhões de hectares do bioma até 2050, e escolheu a Serra da Mantiqueira como paisagem estratégica para pautar suas ações na Mata Atlântica. Já fizemos história no apoio à estruturação dos primeiros programas de pagamento por serviços ambientais (PSA) em áreas de mananciais do país, que se tornaram referência nacional e se espalharam pelo Brasil. O potencial de restauração florestal na Mantiqueira é de cerca de 1,5 milhão de hectares, divididos entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

O programa Conservador da Mata Atlântica (linkar) tem como foco fortalecer as políticas públicas ambientais em mais de 100 municípios, garantir capacidade técnica para a restauração e ajudar na articulação da governança local, promovendo a integração entre prefeituras, universidades e a sociedade civil. Entre os resultados, mais de 50 municípios estruturaram suas políticas ambientais e mais de 2.000 pessoas foram capacitadas em dias de campo e seminários online. 

Atenta ao desafio das mudanças climáticas, a TNC Brasil também contribui para buscar novos mecanismos financeiros que permitam a restauração das florestas na Mantiqueira, tal como projetos de crédito de carbono que geram renda para proprietários rurais engajados na restauração e conservação de mananciais, como o programa Regenera América (linkar), em parceria com o Mercado Livre. Após um diagnóstico inicial, foi avaliado que mais de 1.300 hectares na Mata Atlântica já estão aptos para o processo de regeneração.