Agricultura no Cerrado As paisagens planas são um bom terreno para desenvolvimento da agricultura. © Ludus Videos

Conservar biomas e intensificar a produção de alimentos sem desmatar é um caminho possível e extremamente necessário, que gera resultados positivos para todos, incluindo produtores rurais e consumidores, em mercados cada vez mais competitivos e exigentes.

Para a TNC Brasil, a intensificação sustentável de áreas já abertas e a restauração de áreas degradadas protegidas por lei podem trazer inúmeros benefícios, como: criação de empregos regionais nas cadeias produtivas e na cadeia da restauração, melhorando a geração de renda; manutenção da qualidade do solo; proteção dos rios e nascentes; e a atração de espécies polinizadoras que geram serviços ambientais fundamentais para a sustentabilidade econômica da agricultura. Áreas com vegetação nativa recuperada formam uma paisagem produtiva sustentável e saudável e são a base da agropecuária regenerativa.

Apoiar e desenvolver cadeias produtivas livres de desmatamento na agricultura e pecuária são os principais objetivos da TNC Brasil nessa agenda. Dessa forma será possível atender à demanda global por alimentos, sem a perda de novas áreas naturais, principalmente na Amazônia e no Cerrado.