Gerente de Restauração da América Latina
Rubens Benini
Caros leitores, estamos caminhando para o terceiro ano da Década de Restauração de Ecossistemas, promulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esse tema foi considerado prioritário em nível global, pois vivemos algo sem precedentes na história da humanidade.
A crise climática e suas consequências são visíveis e já impactam nossas vidas diariamente, por exemplo, notamos os extremos climáticos fora de época, o aumento de período de estiagem, prejudicando lavouras e colheitas e, por outro lado, o aumento de enchentes, devastando cidades e ceifando vidas.
A restauração florestal é uma das formas mais eficientes de minimizar os impactos da crise do clima, da crise hidrológica e da perda de biodiversidade, ao mesmo tempo que pode gerar emprego e renda a milhões de pessoas.
O Restaura Brasil foi criado para mobilizar o povo brasileiro que se importa com as nossas florestas, a nossa biodiversidade e o nosso clima. É tempo de transformarmos o nosso olhar para com a natureza, de forma a compreender que dependemos dela para termos uma vida saudável e próspera.
Por isso agradecemos a você que faz parte deste movimento positivo e convidamos a todos(as) que juntem-se a nós nesta grande onda de regeneração do planeta.
A natureza nos conecta! Doe para a Terra! Plante árvores!
A campanha Restaura Brasil abraça o desafio de restaurar 400 mil hectares, área que corresponde a 1 bilhão de árvores, até 2030 e de promover um grande movimento coletivo de restauração no país.
Criado em 2018, o Restaura Brasil tem o objetivo de acelerar a restauração de nossos biomas. A campanha ajuda a engajar programas municipais e estaduais, cadeias de valor, comunidade científica, organizações multilaterais, empresas, outras ONGs e toda a sociedade civil para promover a restauração em larga escala, uma das soluções baseadas na natureza mais eficientes para mitigar as mudanças climáticas.
As regiões prioritárias onde o Restaura Brasil atua são definidas com base científica, de forma a contribuir para a estabilização climática, conservar a biodiversidade e ajudar na regulação do ciclo da água. Essas são também áreas estratégicas para o fornecimento de alimentos e de matérias-primas para grandes centros urbanos e rurais.
Agradecemos a todos os apoiadores que têm contribuído com a campanha, juntos vamos mais longe, veja abaixo os principais resultados de 2022.
Nossas Iniciativas
Nossos Parceiros
Somente um movimento coletivo é capaz de dar escala às ações de restauração florestal no país. Em 2022 o Restaura Brasil ganhou dez novos parceiros que estão contribuindo para recuperarmos nossas florestas.
Cada um desses parceiros tem sua importância em particular. Como Restaurador Premium da campanha, firmamos uma parceria com a Hyundai Motors Brasil. O objetivo desta parceria é trazer 100.000 novas árvores e apoiar um programa de capacitação em técnicas de restauração nos níveis nacional, regional e local.
Como Restaurador Master, desde 2019, o Grupo Raia Drogasil, já viabilizou o plantio de 45 mil árvores na região da Serra da Mantiqueira e apoiou a divulgação da campanha, sensibilizando seus clientes em mais de 400 lojas espalhadas pelo Brasil. Essa iniciativa contribuiu para que o grupo deixasse de emitir 6 mil cupons impressos em suas lojas, evitando a supressão de muitas árvores.
Na categoria Restaurador Classic temos a Ambev, que, para fortalecer seu programa Bacias e Florestas, doou o equivalente a 5.000 árvores, contribuindo para a preservação de áreas essenciais para o abastecimento hídrico.
Contamos também com o apoio de nossos Apoiadores, que contribuíram para alavancar a restauração florestal no Brasil, entre eles se destacam: FortunA, Triciclo, Engie, Instituto OMP, Pacto Global, Poyry e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO).
A TNC e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA - assinaram um acordo para fortalecer as iniciativas de restauração no Brasil, em consonância com as metas da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030, para a qual a TNC se tornou um um implementador global. O objetivo da TNC é unir esforços para dar escala a restauração para que ela não seja vista apenas como um custo extra, mas como um investimento em soluções baseadas na natureza que gera múltiplos benefícios para o clima, proteção hídrica e desenvolvimento socioeconômico. Em 2022, a TNC e PNUMA realizaram uma série de três webinarios para fomentar a discussão, disseminar informações sobre a importância da restauração e da mobilização social nesse momento de crise climática que vivemos.
Nossas novidades direto no seu e-mail!
Assine nossa newsletter e receba notícias e artigos sobre o trabalho da TNC no Brasil.