CAMINHOS DA PECUÁRIA Gado em estrada de terra em Bannach-PA. © Henrique Manreza

Notícias

A nova pecuária paraense em pauta

Em reunião virtual, pecuaristas do sudeste do Pará discutiram o novo cenário de produção e como se adequar.

No dia 29 de julho de 2020, os produtores pecuários da região sudeste do Pará tiveram a oportunidade de debater o novo cenário da pecuária nacional, os impactos na cadeia produtiva e de que maneiras as propriedades locais podem melhor se adequar para atender aos novos anseios do mercado nacional e internacional, em encontro realizado pelo Iterpa, SEMAS-PA, Adepará, Sebrae e TNC.

O evento, feito pela primeira vez de forma totalmente online, reuniu quase 200 convidados. Na abertura, o Secretário Adjunto de Gestão de Recursos Hídricos, Raul Protázio Romão, destacou a importância da conscientização sobre Sustentabilidade dentro da cadeia pecuária: “O gado bovino passa por diversas mãos até chegar ao abate e a gente precisa entender que a nossa responsabilidade está na cadeia como um todo”. O secretário também ressaltou o quanto é importante cobrar dos fornecedores e compradores uma postura similar, garantindo que, de fato, há uma cadeia sustentável em todos os pontos.

O Gerente de Pecuária Sustentável da TNC, Francisco Fonseca, deu prosseguimento ao debate, mostrando como os mercados nacionais e internacionais têm exigido um maior controle da produção, buscando propriedades que preservam a vegetação amazônica nativa e incentivem a recuperação das áreas danificadas. Para isso, Francisco relembrou os produtores o quanto a capacitação nessas atividades específicas, que visem um novo modelo de produção sustentável, são importantes: “Fazer cursos de capacitação na área de produção para ter o conhecimento do seu negócio é fundamental. O Sebrae é um parceiro fantástico que está aí para ajudar os produtores a ganharem competitividade”, citou, informando ao final do evento os possíveis cursos e caminhos para quem deseja se aprimorar e lembrando que os cursos do Sebrae podem ser feitos de forma online e presencial, totalmente grátis.

Quote: Francisco Fonseca

Fazer cursos de capacitação na área de produção para ter o conhecimento do seu negócio é fundamental.

Gerente de Pecuária Sustentável da TNC Brasil

Na sequência, o Secretário Adjunto Gestão e Regularidade Ambiental da SEMAS-PA, Rodolpho Zahluth Bastos, informou aos produtores quais foram as últimas medidas tomadas pela pasta para garantir a rapidez dos processos de adequação fundiária e ambiental das propriedades paraenses, bem como reforçar que a Secretaria está altamente comprometida em apoiar o produtor rural: “A SEMAS já contratou 35 novos técnicos para se dedicarem exclusivamente à emissão e regularização do CAR (Cadastro Ambiental Rural). Outros 50 técnicos estão sendo recrutados para ajudar com as questões de licenciamento. Revisamos os fluxos e processos das certificações e estamos a postos para fazer da região um exemplo para o mercado brasileiro”.

A Nova Pecuária Paraense Webinar completo com as palestras de especialistas sobre a produção pecuária do estado.

Junto ao secretário Rodolpho Bastos, também discursou a Diretora de Geotecnologias da SEMAS-PA, Maximira de Araújo Costa, para orientar os produtores quais são os passos necessários para obtenção do CAR e em qual etapa se encontra todos os processos de regularização já iniciados pela pasta: “Estamos em uma fase decisiva da análise desses cadastros e é necessário que os proprietários e responsáveis técnicos estejam realmente afinados com a Secretaria para que essa análise realmente ocorra”. Maximira também reforçou que a organização dos documentos obrigatórios, bem como a participação ativa do produtor, são fundamentais para garantir a rapidez dos processos: os interessados em mais informações podem enviar um e-mail para gtacar.semas@gmail.com, ou mesmo acessar o portal da SEMAS-PA para checar a documentação necessária.

Por fim, o Presidente do Iterpa, Bruno Kono, finalizou o debate reiterando a parceria entre entidades da iniciativa público e privada com o terceiro setor, estando todos à disposição do produtor que deseja se diferenciar: “Estamos fazendo a aquisição de equipamentos de georreferenciamento e montando mais equipes, que começarão a atuar no início de agosto com análises, georreferenciamento e vistoria”. Bruno também ressaltou que o andamento desses processos pode inserir a região sudeste no Pará em um mercado mais lucrativo e competitivo dentro da pecuária mundial, servindo de modelo para as demais regiões.

Os produtores que possuem interesse em saber como se adequar às novas legislações ambientais e fundiárias e também receber mais informações sobre cursos de capacitação disponíveis no Sebrae, podem entrar em contato com a TNC por meio de preenchimento de formulário. Um membro de nossa equipe irá entrar em contato com você tão logo seja possível e auxiliá-lo em todas as etapas deste importante processo.