Notícias

COP28: Para enfrentar a emergência climática, toda ação conta

A wind turbine off the Atlantic coast of Rhode Island, USA.
Climate change solutions Delegates at COP28 in Dubai will discuss how to meet our collective and individual climate change goals. We expect food to be a main topic.

COP 28

O planeta está mais quente e as pessoas enfrentam impactos sem precedentes ao redor do mundo: recordes de incêndios florestais, enchentes catastróficas e ondas de calor insuportáveis. E, pior, o primeiro boletim de avaliação do clima no mundo (chamado de Global Stocktake, ou Balanço Global, em português) mostrou o quanto estamos atrasados em nossas ambições climáticas. Precisamos de ações drásticas que beneficiem o clima e precisamos delas agora. A COP28 é a oportunidade para o mundo elevar a ambição climática.  

A partir de 30 de novembro, representantes de quase 200 países se reunirão para coordenar ações globais climáticas — um evento chamado de COP28, a 28ª Conferência do Clima da ONU.  

A COP do Clima acontece em cidades diferentes a cada ano para demonstrar a importância da colaboração dos países de todo o mundo. Esse ano, a conferência acontecerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Embora o objetivo geral de todas as reuniões seja aumentar a cooperação para enfrentar as mudanças climáticas, os tópicos específicos podem variar a cada ano.  

Como foi o caso no ano passado, o país anfitrião dá o tom e dá a direção inicial da discussão. Esse ano, as áreas de foco da COP28 incluem: 

  • Transição para energia limpa

    Acelerar a transição energética e cortar as emissões de carbono antes de 2030 para limitar o aquecimento global em 1.5° C (2.7° F) acima dos níveis pré-industriais.

  • Centrar a natureza, as pessoas, as vidas e os meios de subsistência

    Colocar a natureza, as pessoas e as comunidades no centro das ações climáticas, incluindo o auxílio para que os mais vulneráveis se adaptem às mudanças que já estão ocorrendo.

  • Acordos de financiamento

    Tirar do papel velhas promessas e definir um arcabouço para um novo acordo de financiamento de ações climáticas que deve ser acessível e disponível aos países em desenvolvimento.

  • Mobilizando a inclusão

    Mobilizar a COP mais inclusiva até agora para garantir que as decisões e discussões e a implementação das soluções sejam verdadeiramente inclusivas e feitas em colaboração com os Povos Indígenas e as comunidades locais.

Principais fatos sobre natureza e clima

  • Thermometer icon.

    1.5° C

    É a meta global para limitar o aumente da temperatura média do planeta e reduzir os efeitos nocivos das mudanças climáticas.

  • Cattail icon.

    1/3

    É a quantidade de reduções de emissões que proteger e restaurar a natureza pode proporcionar.

  • Money icon.

    <10%

    É o montante do financiamento climático atualmente atribuído a soluções baseadas na natureza.

A TNC na COP 28

Por que a TNC participará da COP28?

Na conferência anual da COP, delegados de quase todos os países do mundo negociam metas globais para combater as mudanças climáticas, apresentam os planos individuais de seus países para contribuir com as metas e relatam seus avanços.  

A presença de alguns dos maiores formuladores de políticas e especialistas em clima na COP28 é uma grande oportunidade para fazer avançar o papel da natureza no combate às mudanças climáticas e no Acordo de Paris.  

Enquanto os países atualizam e alinham seus Planos de Clima, os colaboradores da TNC estarão à frente das negociações dialogando com lideranças (de governos, empresas, terceiro setor e comunidades) para promover uma maior ambição, construir sociedades mais resilientes e investir mais esforços em mitigação e adaptação climáticas.

Para atingir essas metas, a TNC irá defender uma transição mais rápida para as energias renováveis e o aumento do uso de soluções climáticas naturais, além de mais investimentos dos setores público e privado, especialmente para ajudar os países que têm sido mais impactados pelas mudanças climáticas. Vamos também lutar para garantir que as vozes dos Povos Indígenas e Comunidades Locais sejam sempre respeitadas, já que estas são as pessoas que melhor sabem como trabalhar com a natureza 

TNC Brasil na COP 28

O que esperar do Brasil na COP28?

Na COP27, vimos a retomada do Brasil como protagonista na agenda global de clima. Agora, a COP28 será um importante momento de avanços em temas estratégicos para o país:

O que esperar do Brasil na COP

  • Em 3 de novembro de 2023, o Brasil registrou na UNFCCC a correção de suas metas climáticas ou Contribuição Nacionalmente Determinada do Brasil (NDC, na sigla em inglês). Dessa forma, o país retoma a ambição da meta apresentada inicialmente no Acordo de Paris, em 2015. Além da NDC, o Brasil pretende apresentar os resultados da redução do desmatamento na Amazônia, a nova governança climática, com a revisão do Plano Clima, incluindo os setores de mitigação e adaptação, além de novidades nos instrumentos econômicos, como o Plano de Transformação Ecológica, a retomada do Fundo Amazônia e Fundo Clima, a possibilidade da regulamentação do mercado de Carbono com o avanço do Projeto de Lei (PL) 512/2022, aprovado no Senado, e a Taxonomia Verde do Brasil. 

  • Para combater o desmatamento e promover a economia de baixo carbono, a lideranças de governos estaduais é essencial. Por isso, as COPs têm se mostrado momentos estratégicos para que governadores e outros representantes subnacionais apresentem seus planos e avanços. Parte desses debatem acontecem no Pavilhão dos Governadores da Amazônia, liderado pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, que estará presente na COP28

  • A Conferência do Clima de 2025, COP30, será realizada pela primeira vez em uma cidade Amazônia: Belém, no Pará. Na COP 28, são esperados debates que irão mostrar o caminho que o Brasil e o mundo precisam percorrer para se preparar para esse momento, no qual os países farão a avaliação dos seus resultados em relação às metas 2030 e o Brasil terá a oportunidade única de mostrar ao mundo que pode liderar essa agenda. 

“Adotar uma posição de maior ambição é chave para garantir que a COP30, a ser realizada em Belém, em 2025, simbolize um novo marco na luta contra as mudanças climáticas. Na COP30 é esperado que os países façam a avaliação dos seus resultados em relação às metas para 2030, sendo assim, o Brasil terá a oportunidade de dar o exemplo, consolidando seu papel de protagonista e liderando essa agenda globalmente”

Karen Oliveira, Diretora de Políticas Públicas e Relações Governamentais da The Nature Conservancy (TNC) Brasil.

Ao Vivo da #COP28

Quer acompanhar o que acontece na COP28? Ao longo da conferência, iremos compartilhar atualizações diretamente do Dubai. Siga a TNC nas redes sociais para saber o que está rolando na COP28 e como estas discussões afetam a vida de todos nós.

  • LinkedIn icon.

    LinkedIn

    Veja as novidades da TNC Brasil no LinkedIn. Acesse

  • Instagram Icone

    Instagram

    Acompanhe a cobertura da COP28 no Instagram da TNC Brasil. Siga

Agenda

Programação da TNC Brasil na COP28

DECEMBER 1

  • Title: Sharing Lessons and Building Amazon-Basin Wide Collaboration: Redirecting Climate Finance Towards Indigenous Peoples and Local Communities (IPLCs) to accelerate Natural Climate Solutions (NCS)

    Day: December 1

    Time: 09:00 - 10:00

    Place:  Nature Pavilion (Bluezone)

    Livestream: https://www.youtube.com/@nature4climate

     

  • Title: Open Reception Nature Pavilion - VR Brief speech

    Day: December 1

    Time: 17:00 - 19:00

    Place:  Nature Pavilion (Bluezone)

    Livestream: https://www.youtube.com/@nature4climate

     

  • Title: Pará State Cattle Integrity & Development Program

    Day: December 1

    Time: 18:30 - 19:30

    Place:  Amazon Consortium Zone B7 Building 87

    Livestream: TBC

DECEMBER 2

  • Title: Benefit Sharing and Redirection of Financial Flow: from Climate Finance to Indigenous Land

    Day: December 2

    Time: 11:00 - 12:00

    Place:  Nature Pavilion (Bluezone)

    Livestream: https://www.youtube.com/@nature4climate

     

DECEMBER 3

  • Title: Global Supply Chains Science Based Targets and its´ Impact

    Day: December 3

    Time: 10:30 - 12:30

    Place:  UNGC Pavilion (Bluezone)

    Livestream: TBC

     

  • Title: Somos Pueblos Indígenas, Somos Solución: Agentes del cambio: una mirada

    Day: December 3

    Time: 16:00 - 

    Place:  Latin American and Caribbean, Region of Solutions Pavilion (Bluezone)

    Livestream: TBC

     

DECEMBER 4

  • Title: COP28 Action Agenda on Regenerative Landscapes Meeting

    Day: December 4

    Time: 18:30 - 20:00

    Place:  Main stage (Bluezone)

    Livestream: TBC

     

DECEMBER 5

  • Title: Somos Mata Atlántica, Somos Solución

    Day: December 5

    Time: 10:00 - 11:00

    Place:  Latin American and Caribbean, Region of Solutions Pavilion (Bluezone)

    Livestream: TBC

  • Title: The Importance of the Private Sector and Local Governments in the Fight against Climate Change and their Contribution to the implementation of the Sustainable Development Goals of the 2030 Agenda.

    Day: December 5

    Time: 10:30 - 11:30

    Place:  SDG Pavilion (Bluezone)

    Livestream: TBC

  • Title: We are water security, we are natural solutions

    Day: December 5

    Time: 14:00 - 15:30

    Place:  Latin American and Caribbean, Region of Solutions Pavilion (Bluezone)

    Livestream: TBC

  • Title: Brasil rumo à COP30: protagonismo indígena e de comunidades locais no enfrentamento à crise climática

    Day: December 5

    Time: 15:00 - 16:15

    Place: Brasil Pavilion (Bluezone)

    Livestream: www.brasilcop.com 

  • Title: A governança e a gestão de recursos hídricos como ferramenta de adaptação e mitigação às mudanças climáticas – Rumo à agenda da transformação.

    Day: December 5

    Time: 16:30 - 17:45

    Place: Brasil Pavilion (Bluezone)

    Livestream: www.brasilcop.com

december 6

  • Title: Mobilizing Finance at scale for bioeconomy in Brazil 

    Day: December 6

    Time: 09:00 - 10:00

    Place:  Nature Pavilion (Bluezone)

    Livestream: https://www.youtube.com/@nature4climate

  • Title: A transição dos sistemas alimentares e suas implicações para o meio ambiente, consumo e saúde pública

    Day: December 6

    Time: 9:00 - 10:15

    Place: Brasil Pavilion (Blue zone)

    Livestream: www.brasilcop.com

  • Title: The opportunities and challenges for the decarbonization of the airline industry in Chile

    Day: December 6

    Time: 16:30 - 18:00

    Place: Chile Pavilion

    Livestream: TBC

  • Title: Responsible Forest management: Private sector's role in saving our forests and the road to Belém

    Day: December 6

    Time: 17:00 - 19:00

    Place: UNGC Blue zone Pavilion

    Livestream: TBC

december 8

  • Title: Agenda Azul: Investir em água como prioridade para os negócios

    Day: December 8

    Time: 9:40 - 10:40

    Place: Dmcc Dubai

    Livestream: TBC

  • Title: Biodiversidade e Clima – Impactos e dependência

    Day: December 8

    Time: 11:00 - 13:00

    Place: Dubai Multi Commodities Center

    Livestream: TBC


  • Title: 
    NCS Stories Across the Globe

    Day: December 8

    Time: 11:30 - 12:30

    Place: Nature Pavilion

    Livestream: https://www.youtube.com/@nature4climate

  •  

    Title: O papel das empresas na transição climática justa

    Day: December 8

    Time: 16:30 - 17:00

    Place: Dmcc Dubai Multi Commodity Center

    Livestream: TBC

  •  

    Title: SISTEMAS ALIMENTARES E AGRICULTURA REGENERATIVA: DA COP 28 à COP 30 – A META PARÁ E AS PARCERIAS DE IMPLEMENTAÇÃO.

    Day: December 8

    Time: 16:30 - 17:00

    Place: Dmcc Dubai Multi Commodity Center

    Livestream: TBC

december 9

  • Title: Segurança Fundiária e desenvolvimento socioeconômico

    Day: December 9

    Time: 9:00 - 10:00

    Place: Hub da Amazônia

    Livestream: TBC

     

  • Title: Enhancing food and nature linkages for climate action

    Day: December 9

    Time: 10:00 - 11:30

    Place: Green Zone

    Livestream: TBC

  • Title: Financing for Nature-Based Climate Solutions

    Day: December 9

    Time: 10:00 - 11:00

    Place: Spain Pavilion

    Livestream: TBC

december 10

  • Title: Os desafios e oportunidades da sociobioeconomia para clima e biodiversidade no Brasil 

    Day: December 10

    Time: 9:00 - 10:15

    Place: Brasil Pavilion

    Livestream: www.brasilcop.com

     

  • Title: O futuro econômico da Amazônia em um cenário de redução do desmatamento

    Day: December 10

    Time: 10:30 - 11:45

    Place: Brasil Pavilion

    Livestream: www.brasilcop.com

  • Title: Food Systems Transformation: Pioneering Financial Innovations and technological solutions

    Day: December 10

    Time: 10:30 - 11:15

    Place: UNEP Pavilion

    Livestream: TBC

     

december 11

  • Title: Instrumentos financeiros para a transição da agropecuária

    Day: December 11

    Time: 12:00 - 13:15

    Place: Brasil Pavilion

    Livestream: www.brasilcop.com

     

  • Title: Benefit Sharing and Redirection of Financial Flow: from Climate Finance to Indigenous Lands

    Day: December 11

    Time: 14:40 - 15:40

    Place: Indigenous Pavilion

    Livestream: TBC

     

Projetos

Projetos e Iniciativas da TNC Brasil e parceiros

A TNC Brasil atua há mais de 30 anos na agenda de conservação do Brasil. Confira a seguir algumas das nossas principais estratégias para combater a crise climática:

Projetos e iniciativas

  • Lançada na COP 26 em Glasgow, em novembro de 2021, a Inovação Financeira para Amazônia, Cerrado e Chaco (IFACC) anunciou um compromisso inicial de US$ 3 bilhões em empréstimos e mecanismos de investimento para a produção de soja e gado sem desmatamento e conversão (DCF) na América do Sul, a ser desembolsado até 2025. Um ano após o lançamento, os compromissos de IFACC subiram para US$ 4,2 bilhões e os signatários agora compreendem 13 instituições financeiras e empresas do agronegócio: &Green Fund, AGRI3, DuAgro, Grupo Gaia, JGP Asset Management, Syngenta, Sustainable Investment Management, VERT, Mauá Capital, 3J Capital, OPEA, Agrogalaxy e AgDev. IFACC também está trabalhando com outras instituições financeiras e empresas que ainda não aderiram formalmente à iniciativa de aumentar os fluxos de capital para a agricultura do FCD.

     

    O setor financeiro é parceiro fundamental na transição para modelos sustentáveis de produção. Nos últimos 10 meses, vários produtos alinhados com a IFACC foram lançados e esperamos que os desembolsos excedam US$ 100 milhões até o final de 2022. A iniciativa também lançou seu relatório "Finance for a Forest Positive Future", Guia de Monitoramento de Impacto e já apoiou mais de 20 instituições financeiras no Brasil com treinamento sobre o desenvolvimento de soluções financeiras inovadoras.

  • A TNC definiu quatro paisagens prioritárias no mundo como foco do seu trabalho, e uma delas é a Amazônia, além do Quênia, Borneo e Apalaches (EUA). Entre os fatores que levaram a TNC a estas escolhas estão o potencial dessas regiões em prover contribuições globalmente significativas para nossos resultados de conservação, a alta relevância que têm para a biodiversidade e o carbono, além do potencial para inspirar novos níveis de engajamento e apoio. 

    Na Amazônia brasileira, a região de principal atuação da TNC é o estado do Pará, que abriga 9% das florestas do mundo e, ao mesmo tempo é o líder no ranking de estados brasileiros que mais desmatam e emitem carbono. Por meio de uma abordagem sistêmica, a TNC trabalha de forma colaborativa com Povos Indígenas, quilombolas, extrativistas e comunidades tradicionais, produtores rurais, governos, setor privado e sociedade civil, para enfrentar desafios contemporâneos, que demandam soluções integradas e sustentáveis. Saiba mais

  • Anunciado na COP25, em 2019, o Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA) foi lançado pelo Governo do Pará, em um evento promovido pela TNC. O PEAA faz parte de uma estratégia para fortalecer a gestão subnacional da Amazônia brasileira e viabilizar a implementação de políticas públicas que visam uma economia de baixo carbono.

    O plano é composto por dois importantes pilares: financiamento –por meio do Fundo Amazônia Oriental (FAO) –e governança territorial –pela Política de Ação Integrada de Territórios Sustentáveis. Saiba mais nesta matéria.

  • Cerca de 40% do desmatamento da Amazônia acontece nas pequenas propriedades rurais, principalmente, devido à pecuária extensiva e de baixa tecnologia. 

    Mas o projeto Cacau Floresta tem provado que o desmatamento não é o único caminho para esses agricultores. As agroflorestas de cacau podem gerar mais renda, além de recuperar áreas degradas e garantir a sustentabilidade da terra no longo prazo. Saiba mais sobre esse projeto que atua junto de mais de 300 agricultores familiares, nos municípios de São Félix do Xingu e Tucumã, no Pará.

  • A TNC, em parceria com a empresa Amazon e o World Agroforestry (ICRAF), lançou em 2021 a iniciativa Acelerador de Agrofloresta e Restauração. O projeto busca gerar créditos de carbono de qualidade, atraindo investimentos e inovando ao criar um modelo de negócios expansível e replicável em outras regiões para impulsionar os sistemas agroflorestais e a restauração ecológica. 

    Com o compromisso de engajar até três mil famílias, a iniciativa irá ajudar agricultores familiares que hoje possuem áreas degradadas ou improdutivas a migrarem para arranjos de sistemas agroflorestais, com base no cultivo do cacau e outras espécies nativas da Amazônia, como o açaí, que possuem alta demanda de mercado e atrativa rentabilidade. 

    A recuperação dessas áreas deverá abranger um total de 18 mil hectares, além de remover 9,6 milhões de toneladas de carbono da atmosfera em 30 anos, em três territórios: sudeste do Pará, região da rodovia Transamazônica e região do nordeste paraense. Saiba mais aqui.

  • Em colaboração com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e o Movimento de Pescadores e de Pescadoras do Baixo Amazonas (MOPEBAM), o projeto Águas do Tapajós trabalha em parceria com comunidades tradicionais para a conservação da bacia do Rio Tapajós, no oeste do Pará. O projeto tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento local, aumentando o conhecimento sobre o uso sustentável dos recursos aquáticos e a conservação da biodiversidade de água doce na região, apoiando as comunidades ribeirinhas em sua organização, governança e gestão comunitária, para ampliação da sua participação e voz junto a outros atores da região e no planejamento do território. 

    As comunidades ribeirinhas que praticam a pesca artesanal e que dependem dos recursos da bacia para sua sobrevivência e atividade produtiva são os principais parceiros e beneficiários deste projeto. Saiba mais aqui.

  • Na região da Mantiqueira, na Mata Atlântica, a TNC promove e desenvolve o modelo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) como um dos instrumentos para atingir os objetivos de restauração e conservação. 

    Já são cerca de 100 mil hectares restaurados na Mata Atlântica, dos quais 7 mil executados diretamente pela TNC. Até 2021, essas áreas restauradas removeram mais de 9 milhões de megatoneladas de CO2 da atmosfera. Saiba mais

  • Por meio da campanha Restaura Brasil, a TNC mobiliza pessoas e empresas em um movimento coletivo em prol da restauração da vegetação nativa, com o objetivo de restaurar 1 bilhão de árvores no país, em 400 mil hectares, até 2030.

     Doe árvores e ajude a contribuir para que o Brasil alcance sua meta de restauração com o ritmo e a escala necessários para o país e para o mundo. Saiba mais.

  • Em parceria com o BID e a Natura, a TNC lançou recentemente o estudo “Bioeconomia da Sociobiodiversidade no estado do Pará”, que mostra o tamanho desse mercado. Apenas em 2019, a sociobiodiversidade no Pará gerou um PIB de R$ 5,4 bilhões e, se adotadas as políticas públicas que o estudo recomenda, poderia chegar a R$ 170 bilhões em 2040. 

    Esses dados eramdesconhecidos pelas estatísticas oficiais, que não conseguem medir o valor desse mercado em todos os elos da cadeia. Mais de 70% das florestas do Pará estão sob gestão das comunidades tradicionais (terras indígenas, reservas extrativistas, territórios quilombolas e unidades de conservação). A TNC apoia as comunidades para que seus projetos econômicos de uso sustentável dos recursos naturais em seus territórios sejam valorizados e fortalecidos. Confira aqui o Sumário Executivo e o Estudo completo.

  • Com o objetivo de dar voz e amplitude às suaspróprias pautas, a rede de comunicadores indígenas da Amazônia começou a tomar forma em 2016 e hoje conta com comunicadores, jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos que trabalham para que as informações cheguem nas bases de cada comunidade. Organizações como a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), a Federação dos Povos Indígenas do Pará (FEPIPA), a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Mato Grosso (FEPOIMT), a Articulação dos povos e organizações indígenas do Amapá e Norte do Pará (APOIANP) e a Mídia Índia, com o apoio de parceiros como a The Nature Conservancy Brasil (TNC), que tem contribuído para a capacitação na criação de conteúdo digital e utilização de ferramentas e plataformas de comunicação. Saiba mais sobre como a comunicação tem se tornado  importante instrumento de luta para os povos indígenas da Amazônia.

  • Desde 2015, a TNC tem trabalhado em parcerias com grandes empresas, o setor público e a sociedade civil promovendo ações de conservação e restauração dos mananciais e bacias hidrográficas, unindo forças para criar um ambiente de desenvolvimento econômico sustentável para proteger as fontes de água. A Coalizão Pelas Águas é uma iniciativa que, entre outras estratégias, usa soluções baseadas na natureza para fortalecer a gestão hídrica, engajando o setor público e as empresas na conservação, recuperação e governança de bacias hidrográficas. O objetivo é ampliar a escala e o impacto da recuperação das bacias em regiões do Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia. Os resultados foram a restauração e conservação de 124 mil hectares e a alavancagem de mais de R$ 240 milhões. Além do Coalizão pelas Águas, os programas municipais de conservação dos mananciais são peças-chaves de atuação da The Nature Conservancy (TNC). Nós ajudamos na criação de políticas locais onde temos atuação direta -da implementação, alavancagem de recursos, estrutura da governança à elaboração do arcabouço legal para a criação de leis que formalizam a criação dos programas.

  • O Programa Reverte foi lançado em 2019 pela Syngenta, TNC e parceiros locais para promover a restauração de pastagens degradadas no Cerrado brasileiro, uma região de imensurável valor natural devido a seus estoques de carbono, água doce e biodiversidade, acomodando a expansão projetada de soja e outras culturas de forma sustentável e lucrativa, evitando nova conversão da vegetação nativa.

    O programa visa apoiar os produtores rurais na recuperação de terras agrícolas através de uma solução integrada que envolve boas práticas agrícolas, protocolos de uso de insumos e uma solução financeira baseada em um programa de crédito financeiro de longo prazo.

    Reverte foi um esforço coletivo de representar instituições como bancos, empresas comerciais, produtores rurais, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a academia.

    O Programa Reverte foi criado para apoiar os produtores rurais na recuperação de áreas degradadas através de uma solução integrada que envolve boas práticas agrícolas, ferramentas financeiras e protocolos de uso de insumos que tornam os fertilizantes e sementes para máquinas e pesticidas apropriados para o cultivo de soja e outras colheitas entre culturas. Através de parcerias que compartilham os mesmos objetivos, o Programa também procura fortalecer projetos pré-existentes que possam contribuir para a evolução e escala da agricultura regenerativa no Cerrado. Saiba mais

  • O Programa REM (REDD Early Movers) Mato Grosso - lançado na Rio+20, em 2012- consiste na premiação por resultados obtidos na redução de emissões de gases de efeito estufa oriundas do desmatamento.

    O Estado de Mato Grosso passou a ser beneficiado pelo Programa desde 2017 por ter promovido uma redução significativa do desmatamento ao longo de 10 anos (2004-2014). O contrato do Programa REM MT prevê recursos na ordem de 44 milhões de Euros oriundos do governo da Alemanha por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW) e do governo do Reino Unido por meio do Departamento Britânico para Energia e Estratégia Industrial (BEIS).

    O programa tem como objetivo reduzir a taxa de desmatamento no Estado de Mato Grosso, através da conservação da floresta e da proteção do clima, e estabeleceu como meta a Redução de Emissões (RE) na ordem de 11 milhões de tCO2e em concordância com as determinações da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC).

  • Florestas são aliadas essenciais na mitigação das mudanças climáticas e tem um enorme potencial para geração de renda por meio de créditos de carbono.

    A TNC Brasil tem trabalhado com o apoio do Programa Regenera América na Serra da Mantiqueira para dar escala à restauração florestal por meio do pagamento por serviços ambientais (PSA) e geração de créditos de carbono. Saiba mais

Nossa equipe na COP28

    • FERNANDA MACEDO

      Coordenadora de Comunicação - Amazônia e Clima
      Whatsapp +55(11) 98545-0237 - Email: fernanda.macedo@tnc.org

ConservAção a newsletter da TNC Brasil

Todos os projetos e ações que a TNC desenvolve na Amazônia, no Cerrado e na Mata Atlântica

Assine nossa newsletter
Vista aérea de área de restauração em agroflorestas de cacau na Amazônia.
AGROFLORESTAS Vista aérea de área de restauração em agroflorestas em São Félix do Xingu-PA.) © Denys Costa