Youth Congress Parte dos delegados do Youth Congress For Sustainable Americas © Divulgação

Notícias

O poder dos jovens para salvar nosso planeta

Youth Congress for Sustainable Americas reúne jovens de todo o continente para fortalecer discussão ambiental.

Por Patricia Salomonde e Ana Luiza Prudente / Muda Tudo

No próximo dia 23 de setembro, Nova York vai receber a cúpula da ONU sobre Ação Climática. E a temperatura durante o encontro este ano promete subir, um efeito do fenômeno Greta Thunberg. A jovem ativista ambiental, indicada ao Nobel da Paz por sua luta em combate às mudanças climáticas, já está na cidade. A adolescente sueca, de 16 anos, cruzou o Atlântico a bordo do veleiro sustentável Malizia II. A viagem, que começou no porto de Plymouth, sul da Inglaterra, durou 15 dias. Greta se recusou a viajar de avião, para evitar as emissões de carbono.

No mesmo período em que Greta estará em Nova York falando sobre os impactos do aquecimento global, um grupo de jovens líderes que trabalham pela sustentabilidade ambiental nas Américas estará reunido em Denver, no Colorado, com a mesma missão: chamar a atenção do mundo para o problema das mudanças climáticas. É o Youth Congress for Sustainable Americas.

A iniciativa nasceu há 2 anos, formado por cerca de 30 jovens, provenientes de vários países do continente, dos Estados Unidos à Argentina. Hoje, há delegados de 15 países americanos. O objetivo do grupo é formar uma rede de agentes de transformação cada vez maior para promover em efeito dominó um impacto ambiental na região e, claro, no mundo todo. Juntos, os delegados do YC buscam soluções para os problemas mais urgentes ligados ao meio ambiente, como desmatamento e poluição da água.

Onde tudo começou: As origens do Youth Congress

Foi durante a Bienal das Américas de setembro de 2017 que o grupo foi criado, em resposta a uma provocação feita por Mark Falcone, fundador da Continuum Partners, ex-conselheiro da ONG The Nature Conservancy (TNC) e Vice-Presidente do evento. A Bienal das Américas acontece a cada dois anos em Denver e se baseia em 4 pilares: ideias, arte, cultura e sustentabilidade. O Youth Congress é o catalizador das ações sustentáveis.

Depois de 3 dias de apresentações sobre os projetos individuais de cada um dos 30 participantes iniciais do Congresso, veio a provocação: “E se nos juntássemos para fazer algo em conjunto, ampliando nosso impacto?” O desafio foi rapidamente aceito e um novo encontro interamericano foi marcado para 6 meses mais tarde, no México. Estava constituído o grupo, com missão, valores e metas. Meses depois, o YC voltou a se reunir em Montreal, no Canadá. Hoje, dois anos depois do pontapé inicial, o grupo está prestes a participar de uma nova Bienal, em Denver, desta vez, com uma rede ainda maior.

Contando com a expertise técnica da TNC e o apoio de empresas privadas para financiar os encontros, Mark Falcone está confiante de que a cooperação com os mais jovens é uma peça fundamental para combater os desafios da mudança climática. "Todos nós temos um papel a desempenhar: o setor público, o privado, organismos multilaterais, as comunidades locais e indígenas, as ONGs, os pesquisadores, ... Todos devem se unir para traçar um caminho sustentável para o futuro do nosso planeta", explica o empresário.  A TNC também presta assessoria para o Youth Congress em encontros regionais e continentais.

O perfil dos jovens que fazem parte do YC é amplo, mas sempre voltado a impacto ambiental e social. “Nossa visão é um mundo onde a geração atual e a futura participam ativamente da conservação e da restauração do meio ambiente. Nossa missão é ser uma rede influente de diversos atores de mudança, unidos pela paixão pela sustentabilidade, que vai catalisar e liderar a ação transformacional em todo o continente americano," resume Dante Ruiz, economista e ambientalista mexicano que faz parte do comitê executivo do grupo e atua como porta-voz dos encontros.

Entre os participantes do grupo estão argentinos, uruguaios, chilenos, brasileiros, colombianos, mexicanos, estadunidenses... A maioria, com formação em áreas ligadas ao meio ambiente.

Identidade visual do Youth Congress for Sustainable Americas
Logo Identidade visual do Youth Congress for Sustainable Americas © Youth Congress

A primeira campanha internacional do YC: #ovalordanatureza

Em junho de 2019, o Youth Congress realizou sua primeira campanha de conscientização sobre a importância da preservação da natureza no combate à mudança climática. Uma série de eventos foram realizados no Peru, Colombia, Argentina, Brasil e México em datas próximas ao Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

A ideia central da campanha era fazer com que as pessoas fizessem fotos da natureza e postassem em suas redes sociais com a hashtag #ovalordanatureza #elvalordelanaturaleza #thevalueofnature (os 3 idiomas da campanha).

“Nada melhor do que transformar uma simples selfie, algo muito centrado no indivíduo, em algo que pode mobilizar as pessoas em prol do nosso planeta”, diz Patricia Salamonde. “O mundo só vai dar uma virada quando pensarmos mais coletivamente e menos individualmente“, completa Ana Luiza Prudente.

No Brasil, foi organizado um debate sobre soluções baseadas na natureza ao mesmo tempo em que estudantes de duas escolas públicas de São Paulo participaram de uma oficina de arte e sustentabilidade, na qual aprenderam noções básicas de preservação ambiental. Na oficina, os alunos também decoraram fitas feitas com tecido reciclado com pigmentos naturais e depois espalharam centenas delas em um grande parque da cidade.

Em Buenos Aires, Argentina, delegados do YC se encontraram em um parque para conversar com as pessoas que passavam pelo local, chamando atenção para a importância das árvores.

Segundo cientistas, preservar a natureza é a melhor alternativa para que a temperatura da Terra não aumente mais de 2 graus Celsius (preferencialmente 1,5 graus) até 2030, conforme a meta estipulada pela ONU no Acordo de Paris. A natureza, dizem os especialistas, é a mais poderosa tecnologia climática que existe e poderá representar 30% de toda a solução que precisamos alcançar até 2030.

V Bienal das Américas em Denver

Criado em 2010 pelo então prefeito de Denver, John Hickenhooper, a Bienal das Américas reúne, desde 2010, líderes do hemisfério ocidental, para trocar ideias e criar as melhores formas de colaborar na luta pela solução de problemas que nos afetam todos os dias e que ameaçam nossa sobrevivência, como o aquecimento global. Empresários, representantes governamentais, líderes de ONGs, empreendedores sociais e estudantes compartilharão suas experiências em uma série de atividades focadas em temas relacionados à sustentabilidade.

Desde 2010, foram realizadas 4 Bienais das Américas (2010/2013/2015 e 2017) reunindo milhares de pessoas em Denver. A edição de 2017, quando foi criado o Youth Congress, teve o tema Enxergando longe: inovando o futuro”. Este ano o tema do evento é Empatia em ação”. O Muda Tudo, participante do evento, sugeriu a presença do Museu da Empatia, que tem sede em Londres, como forma de exercitar o sentimento de empatia nas pessoas durante a Bienal. O museu montou na cidade a instalação/exposição “A mile in my shoes” (Caminhando em seus sapatos), uma grande caixa de sapatos na qual os visitantes calçam sapatos de outras pessoas enquanto escutam a gravação de suas histórias, como a de um refugiado sírio.

Greta, Lina, Nico, Juliana, Edna, Pierre, Isabel, Bambou, Morgan... Muitos jovens trabalham todos os dias de suas vidas para proteger nosso planeta. Você também pode fazer sua parte. Vai dar certo.