Notícias

Google e TNC Brasil anunciam iniciativa para rastrear madeira ilegal da Amazônia usando IA e bioquímica

Projeto tem colaboração da USP, Imaflora e Trase e potencial de reduzir as emissões de gases de efeito estufa no Brasil.

 .
FLORESTA PROGETIDA Imagem aérea de floresta nativa na região de São Félix do Xingu-PA. © Haroldo Palo Jr.

  • Iniciativa ‘Digitais da Floresta’ receberá doação de R$ 5,4 milhões do Google.org e suporte de especialistas da empresa para mapear a “impressão digital” química de árvores nativas da região e criar tecnologia para identificar madeira ilegal.

  • Projeto tem colaboração da USP,  Imaflora e Trase e potencial de reduzir as emissões do Brasil em 178 milhões de toneladas de gases de efeito estufa, o que representa 13% da meta brasileira de reduções de emissões até 2030.
  • Google e a The Nature Conservancy (TNC) no Brasil anunciaram, durante o evento Sustentabilidade com o Google - Amazônia, a criação do projeto ‘Digitais da Floresta’ para desenvolver tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (IA) e bioquímica para ajudar a identificar e rastrear a origem da madeira comercializada a partir da Amazônia. O objetivo é lançar, entre outras soluções, uma plataforma de inteligência (aplicativo e web), permitindo que autoridades e o consumidor final identifiquem se um produto é feito com madeira de origem autorizada ou ilegal. A iniciativa conta com uma rede de parceiros, que inclui a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e a Trase.

    Cerca de 40% da extração de madeira na Amazônia ocorre em áreas não autorizadas, segundo um estudo da Rede Simex feito a partir de imagens de satélite obtidas entre agosto de 2020 e julho de 2021. Isso significa que em um ano, uma área equivalente à cidade de São Paulo teve exploração madeireira irregular.  Segundo a TNC Brasil, em todo o mundo, empresas e consumidores vêm pressionando por cadeias de carne, soja e outras commodities produzidas em áreas livres de desmatamento. No entanto, essas exigências ainda não atingiram a maior parte do setor madeireiro, que continua enfrentando desafios em relação à derrubada ilegal da floresta e à venda da madeira irregular a um preço mais baixo. 

    Inovação na rastreabilidade da madeira

    Nesse contexto, os métodos tradicionais de rastreabilidade usam informações para identificar um produto por meio da cadeia de suprimentos. Mas, para dar visibilidade à origem da madeira comercializada, o Digitais da Floresta propõe que essa identificação seja feita baseada na composição química e isotópica das árvores nativas.

    Uma das tecnologias do projeto visa criar um modelo de rastreabilidade baseada no uso de isótopos estáveis para mapear a “impressão digital química” de árvores da Floresta Amazônica. Essa “digital”, baseada na distribuição de isótopos estáveis ​​de carbono, oxigênio e nitrogênio encontrados nas árvores, não pode ser alterada e é imune à falsificação.

    “Em cada localidade, a composição isotópica da água da chuva e, consequentemente, a água no solo têm uma composição característica de isótopos estáveis, que são tipos de átomos do mesmo elemento, mas com massa atômica ligeiramente distinta. Durante a vida, as árvores absorvem a água e outros elementos químicos, principalmente do solo e acabam apresentando uma composição isotópica semelhante à do local onde vivem. É uma espécie de "impressão digital" isotópica única. É assim que a iniciativa buscará identificar de onde vem a madeira”, explica Frineia Rezende, Diretora Executiva da TNC Brasil.

    Em parceria com o Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP (CENA/USP), a TNC já iniciou um processo de análise de mais de 250 amostras de diferentes árvores nativas em vinte regiões do bioma, focando principalmente nas espécies mais exploradas comercialmente.

    “A metodologia isotópica é uma das mais recomendadas para o combate à exploração ilegal de madeira, no entanto, ainda foi pouco testada em condições tropicais, onde o número de espécies é altíssimo. Esse será o principal desafio do projeto, investigar a eficiência dessa metodologia em um ambiente diverso”, explica Luiz Antonio Martinelli, professor titular da USP que coordena a pesquisa no CENA. 

    Recursos e inovação

    Para dar escala ao Digitais da Floresta, o Google.org, a área filantrópica do Google, está fazendo uma doação de mais de R$ 5,4 milhões à TNC (50% em dinheiro e 50% em créditos para a divulgação). Além disso, pela primeira vez na América Latina o Google vai disponibilizar 13 especialistas em machine learning (ML), geolocalização, UX Design e gerenciamento de projetos para trabalharem diretamente com a TNC Brasil no desenvolvimento de tecnologias e modelos de AI para a plataforma. Esse programa chamado de Google.org Fellowship é inédito na América Latina e terá a duração de seis meses.

    “A construção de um modelo de IA que seja capaz de estimar onde estava a árvore que deu origem a uma amostra de madeira exige a manipulação e a interpretação de extensas bases de dados. Por isso, queremos ajudar também doando nosso talento e DNA para dar escala ao projeto”, diz Alessandro Germano, diretor de parcerias globais do Google Brasil.

    Com apoio do Imaflora, a segunda fase será focada na construção de uma API aberta para permitir a qualquer entidade rastrear a origem geográfica da madeira. “Esta iniciativa tem a expectativa de trazer informação qualificada para os compradores e tomadores de decisão sobre os riscos de ilegalidade existentes nas cadeias de suprimento de madeira na Amazônia. Esperamos que possa, deste modo, incentivar os produtores a acessarem a madeira responsável mais facilmente nos mercados. Esperamos também que esta plataforma contenha conteúdos que ajudem a promover a sociobiodiversidade da Amazônia”, diz Marco Lentini do Imaflora.

    Ao final do projeto, a plataforma on-line será disponibilizada via web e aplicativo para o uso de qualquer pessoa e entidades interessadas em monitorar zonas de desmatamento.  A apresentação dos dados será simplificada para que eles sejam facilmente também utilizados por consumidores, empresas, organizações ambientais e pelas autoridades para coibir crimes ambientais, entre outros. De acordo com cálculos da TNC, esse esforço em conjunto com outras ações poderia reduzir as emissões do Brasil em 178 milhões de toneladas de gases de efeito estufa, o que representa 13% da meta brasileira de reduções de emissões até 2030.