Reconhecimento global Hugo Contreras e Aurelio Ramos, da The Nature Conservancy, recebem prêmio junto com parceiros da Aliança de Fundos de Água da América Latina. © Divulgação

Notícias

Aliança de Fundos de Água da América Latina recebe prêmio internacional

A iniciativa foi reconhecida como Parceria do Ano pelas suas contribuições para segurança hídrica na região.

A iniciativa Partnering for Green Growth and the Global Goals 2030 (P4G) anunciou o resultado do prêmio Associações Público-Privadas de Vanguarda 2019, eleitas em uma competição global para reconhecer as alianças público-privadas mais inovadoras e bem-sucedidas que estão fortalecendo iniciativas de desenvolvimento sustentável e combate às mudanças climáticas, com resultados focados em algum dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODN) da Organização das Nacões Unidas (ONU). A Aliança de Fundos de Água da América Latina recebeu o prêmio na categoria “Água e Saneamento”.

Se qualificando como a melhor nesta categoria, a Aliança foi reconhecida por sua contribuição implementando o modelo de Fundos de Água em 24 cidades da América Latina e outras 15 em processo de desenvolvimento por meio de parcerias multisetoriais que propõem soluções locais para desafios de abastecimento de água enfrentados pelas cidades. A Aliança de Fundos de Água da América Latina desenvolveu uma perspectiva regional do problema a ser solucionado além de propor soluções a serem analisadas e implementadas localmente.

Durante uma cerimônia em 23 de setembro, em Nova Iorque, dentro da programação da Cúpula de Ação Climática das Nações Unidas, a P4G apresentou os 5 prêmios nas categorias Comida e Agricultura, Água e Saneamento, Energia Limpa, Cidades Sustentáveis, além de Produção e Consumo Sustentável.

O Diretor Global da P4G, Ian de Cruz, afirma que “essas parcerias são pioneiras em mostrar ao mundo que a colaboração entre os setores público e privado é essencial para acelerar os modelos mais inovadores para mudarmos para um futuro mais sustentável e inclusivo. Este poderoso reconhecimento dos impactos dessas iniciativas reflete o compromisso da P4G de aprender com as melhores parcerias público-privadas e seus resultados tangíveis. Estamos ansiosos para trabalhar com essas alianças e conectá-las com a rede da P4G de líderes de empresas, governos e sociedade civil para colaborar com seus trabalhos impressionantes.

“Desde que descobrimos o trabalho inicial no Fundo de Água de Quito, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, além de apoiar este Fundo, ficou interessado em trabalhar junto com nossos outros parceiros da Aliança para testar, maturar e dar escala ao modelo de Fundos de Água. Atualmente nós expandimos os tipos de soluções promovidas pelos Fundos de Água para incluir resiliência de comunidades a fenômenos climáticos extremos e para conservação de fontes de água. No BID, sabemos que as soluções para os desafios de segurança hídrica dependem fortemente de esforços coletivos entre diferentes atores, assim como de combinações inteligentes entre infraestrutura cinza e soluções baseadas na natureza, que são parte dos princípios dos Fundos de Água”, afirmou Sergio Campos, Gerente de Água e Saneamento do BID.

Quote: Aurelio Ramos

Estamos demonstrando que quando o setor privado, a sociedade civil e governos trabalham com objetivos em comum é possível alcançar resultados maiores do que aqueles alcançados individualmente.

Diretor Geral da TNC na América Latina

A Aliança de Fundos de Água da América Latina foi formada devido a necessidade de sistematizar a experiência e conhecimento acumulados desde o primeiro Fundo de Água e criar um modelo replicável. Foi quando BID, Fundação FEMSA, Global Environment Facility (GEF) e The Nature Conservancy (TNC) uniram forças por meio da Aliança em 2011, contando com a participação da International Climate Initiative (IKI) posteriormente. Essa colaboração de recursos técnicos, científicos e financeiros, além do compartilhamento de experiências, tem sido essencial no desenvolvimento do modelo dos Fundos de Água. Os desafios que enfrentamos no século 21 requerem a construção de novos paradigmas que nos façam alcançar uma ação coletiva. “A Aliança de Fundos de Água da América Latina tem inovado ao criar espaços para que setores que setores que geralmente não participavam, como o privado, possam se envolver e compartilhar suas forças e recursos. Em menos de 10 anos a Aliança tem se tornado uma referência cuja governança tem sido replicada em outras regiões e até tendo a possibilidade de ser adaptada para contribuir com gestão eficiente de outros recursos além da água”, afirmou Mariano Montero, Diretor da Fundação FEMSA.

Cada um dos parceiros tem contribuído não só com recursos financeiros, mas também com conhecimentos e equipes que, ao longo do tempo, têm fortalecido e refinado o modelo que possibilitou o aumento da quantidade de Fundos de Água na América Latina, saltando de 8 para 24. Em 2018, A IKI entrou como nova parceira. Com a entrada do Governo Alemão, todos os setores estão representados na Aliança, demonstrando que a colaboração é essencial para solucionar os problemas de água que enfrentamos.

Aurelio Ramos, Diretor Geral da TNC na América Latina, disse: “Estamos demonstrando que quando o setor privado, a sociedade civil e governos trabalham com objetivos em comum, com planejamento e transparência nas tomadas de decisão, é possível alcançar resultados maiores do que aqueles alcançados individualmente. A Aliança de Fundos de Água da América Latina tem trabalhado incansavelmente para apoiar a criação e o refinamento do modelo de Fundos de Água para ajudar comunidades da América Latina para ter água em qualidade e quantidade. Nos sentimos honrados e privilegiados por receber esse prêmio que nos ajudará a continuar avançando a colaboração em muitos níveis”.

Todos vencedores representam os melhores em cada um dos setores premiados pela P4G durante o ano. Cada parceria vencedora será considerada para inclusão no relatório Estado da Arte do P4G que será lançado na Conferência Global do P4G em 2020. Após uma apresentação feita por cada um dos vencedores para um grupo de juízes, a Aliança também foi reconhecida como Parceria do Ano, o prêmio mais importante entregue pela P4G.