Artigos e Estudos

COP16: Saiba mais sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade

A spiky red flower, the inridia flower.
Inirida Flower A symbol for COP16, the inírida flower is endemic to Guainía, Colombia, is known for its ability to keep its physical shape and resist extreme weather conditions. © Adobe Stock

COP16: Conferência de Biodiversidade da ONU

Quando: 21 de Outubro a 1 de Novembro, 2024

Onde: Cali, Colombia

Participantes: Países membros da Convenção de Diversidade Biológica

A biodiversidade é a base da vida na Terra, sustentando nossa vida e economia global, apoiando no combate às mudanças climáticas e mantendo os sistemas alimentares que abastecem o mundo.

No entanto, estamos testemunhando uma crise sem precedentes: habitats estão desaparecendo e quase um milhão de espécies enfrentam o risco de extinção, ameaçando a vida e os meios de subsistência de bilhões de pessoas que dependem delas.

Este é o cenário em que aconteceu a 16ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CBD COP16) em Cali, na Colômbia, de 21 de outubro a 1º de novembro.

Reunidos em uma das paisagens mais biodiversas do planeta, governos, líderes indígenas, a comunidade empresarial e a sociedade civil discutiram ações  para reverter a perda de habitats, proteger espécies ameaçadas e preservar os ecossistemas dos quais toda a vida depende.

O objetivo era transformar os compromissos do Marco Global de Biodiversidade Kunming-Montreal, de 2022, em planos concretos e afirmativos de ação. O final da COP16 foi marcado por resultados para comemorar, como a aprovação do Plano de Trabalho do Artigo 8J, que finalmente reconhece o direitos dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais através da criação de um órgão dentro do Secretariado da Convenção da Biodiversidade e a criação do Fundo de Cali, destacando os avanços nas discussões sobre o Sequenciamento Genético Digital (DSI, na sigla em inglês).  

Por outro lado, importantes temas das negociações não evoluíram. Infelizmente, a falta de consenso acerca da mobilização de recursos financeiros e os indicadores de monitoramento impedem não só planos e metas mais ambiciosos, como coloca em risco os importantes avanços conquistados, como definiu Karen Oliveira, Diretora de Políticas Públicas e Relações Governamentais da TNC Brasil.

Uma borboleta amarela pousando em uma flor amarela.
Perda de biodiversidade Polinizadores, como a borboleta fotografada na Colômbia, são espécies chave para a saúde da natureza ao redor do mundo.

Veja um resumo da participação da TNC Brasil na COP16

Assine a nossa newsletter

Receba as notícias da TNC Brasil direto no seu email!

Inscreva-se